O Museu e a Comunidade

O Museu e a Comunidade

Serviço Educativo

A variada oferta educativa do museu pretende aproximar a instituição da comunidade em que está inserido, e, ao mesmo tempo, cativar o público escolar para a temática da conservação deste espaço, e da História e património a ele associados.

Mediante marcação prévia, as turmas, acompanhadas do professor, poderão usufruir de uma visita guiada, seguida do desenvolvimento duma atividade, escolhida entre as que disponibilizamos para cada ano letivo. A duração deste serviço, variará entre uma hora – para visitas que dispensem a atividade extra – e as duas a três horas, consoante a atividade a desenvolver.

Pré-Escolar

 

Visita + Hora do conto

É contada uma história em que o herói é um animal marinho e no final as crianças podem colorir um desenho relacionado com o tema.
Objetivo: Chamar a atenção das crianças para as maravilhas e potencialidades do mar.

Visita + Cetáceos reciclados

As crianças moldam cetáceos recorrendo a materiais recicláveis.
Objetivo: Sensibilizar as crianças para a reutilização dos materiais de forma divertida, com vista a reduzir desperdícios, e melhorar os seus conhecimentos sobre este grupo de animais marinhos.

1º ciclo

 

Visita + À descoberta do fundo do mar

Jogo de tabuleiro com perguntas e respostas relacionadas com o mar e com o que ouviram na visita guiada sobre a caça à baleia.
Objetivo: Aprender um pouco mais sobre o mar e sobre os seres que nele habitam, de forma divertida, e reforçar a informação transmitida durante a visita guiada.

Visita + Artistas de Scrimshaw

Elaboração e decoração de dentes de cachalote feitos com massa de modelar.
Objetivo: Apelar ao sentido criativo das crianças, ensinando-lhes um pouco mais sobre esta arte de gravar no marfim.

Visita + Caça às Baleias

Caça ao tesouro dentro do complexo fabril.
Objetivo: Dinamizar a exposição e apelar à capacidade de raciocínio das crianças, pois terão de decifrar pistas para encontrarem os cetáceos escondidos.

2º ciclo

Visita + A vida debaixo de água

Palestra sobre o comportamento, modo de vida e sistema de navegação dos cetáceos que podem ser avistados nos mares dos Açores, e sobre o impacte humano nos ecossistemas marinhos e o nosso papel na salvaguarda dos mesmos.
Objetivo: Melhorar o conhecimento sobre a vida dos cetáceos e, desta forma, contribuir para a preservação destas formas de vida marinhas.

Visita + Uma aventura…

Atividade de cariz criativo que consiste na elaboração de um conto infantil cujo tema principal seja o mar.
Objetivo: Apelar ao lado criativo dos jovens e, ao mesmo tempo, proporcionar novas histórias, que poderão integrar a atividade “Hora do conto” – destinada ao pré-escolar. Promover o uso das novas tecnologias da informação para o desenvolvimento da atividade.

Visita + Descobrir o museu

Caça ao tesouro no interior do museu, que se destina a encontrar respostas às perguntas sobre a temática da caça à baleia, que vão sendo distribuídas e abordadas nos painéis expositivos.
Objetivo: Permitir aos jovens explorar um pouco mais a exposição, enquanto competem entre si para responder ao maior número de perguntas de forma correta.

3º ciclo e ensino secundário

Visita + O legado dos baleeiros

Pedipaper na vila de Santa Cruz, passando por pontos significativos da faina baleeira e da história da localidade.
Objetivo: Explorar a vila, apelar à desenvoltura dos jovens e à sua capacidade para solucionar problemas e enigmas, enquanto descobrem mais sobre o património baleeiro.

Visita + Cachalot’arte

Execução e decoração de cachalotes no âmbito da sala de aula – que ficarão expostos no museu -, recorrendo a materiais recicláveis.
Objetivo: Apelar ao sentido criativo dos jovens e transportar a temática do museu para a sala de aula.

NOTA AOS PROFESSORES
– Poderão agendar a sua visita ao museu através de telefone ou correio eletrónico;
– A visita deverá ser marcada com antecedência mínima de dois dias, de forma a procedermos aos preparativos da atividade;
– Deverão cumprir o horário estabelecido. Caso tenham de cancelar a visita por favor notifiquem o museu;
– Ao visitar o nosso museu tenha sempre em conta a duração da atividade e o tempo que tem disponível, pois torna-se contraproducente apressar a visita ou não terminar a atividade;
– Prepare a turma para a visita, abordando a temática na sala de aula e alertando para o que poderão ver no Museu.

Visitas Guiadas

O visitante, caso assim escolha, poderá usufruir de uma visita guiada pelo espólio do museu, com uma abordagem personalizada que enriquecerá a sua experiência.

As visitas guiadas são feitas duas vezes por dia – às 10h30 e às 15h00 -, à exceção dos dias em que o museu abre apenas no período da tarde, sendo realizadas em português, em inglês ou em francês. A sua duração aproximada é de uma hora e a lotação máxima é de 30 pessoas, com o objetivo de evitar perdas de informação ou desmotivação por parte do público. Não é necessária qualquer marcação prévia, bastando que a pessoa esteja no Museu dentro dos horários estabelecidos para estas visitas. Para visitas guiadas noutros horários, grupos organizados poderão contactar com antecedência os serviços do museu para confirmar a nossa disponibilidade.